Saiba como foi o XI Encontro

ABHO organiza o XI Encontro de Higienistas Ocupacionais e comemora o seu 10º aniversário

O XI Encontro superou as expectativas dos participantes. A inovação deste ano foi a videoconferência patrocinada pela AIHA, por meio do seu International Affair Committee (IAC). Ao todo, incluindo os participantes dos quatro cursos, exame de certificação e os do XI, foram registradas 420 inscrições. O 10º aniversário de fundação da ABHO foi comemorado em grande estilo, com um fino jantar e a entrega de várias condecorações.

“ Higiene Ocupacional: da Prevenção à Previdência”. Esse foi o tema do XI Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais, ocorrido de 21 a 26 de agosto no Hotel Holiday Inn Select Jaraguá, em São Paulo. O evento, que recebeu ao todo 420 inscrições para cursos, palestras, conferências e exame de certificação, foi organizado pela Associação Brasileira dos Higienistas Ocupacionais (ABHO) que, na oportunidade, comemorou seu 10º aniversário.

A abertura oficial do Encontro aconteceu no dia 23 de agosto, e foi realizada pelo presidente da ABHO, Marcos Domingos da Silva. Em seguida, o Dr. Bernardo Bedrikow deu início ao ciclo de palestras com o tema: “A Contribuição da Higiene Ocupacional para uma Aposentadoria Saudável”. Em seguida, o eng. Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira abordou o tema “O INSS e os Novos Rumos das Aposentadorias Especiais”. A palestra de Paulo Rogério, que é auditor fiscal da Previdência Social, contou com grande participação do auditório, principalmente por versar sobre as mudanças que o Governo Federal pretende realizar na área da Segurança do Trabalho, diretamente relacionadas ao profissional da Higiene Ocupacional. “O contexto político do atual Governo é o de fazer. Isso exige rapidez, tomada de postura. No Brasil, ocorrem três mortes a cada duas horas, provocadas por acidentes de trabalho. Há vontade política, mas não há instrumentos legais para amenizar o problema”, explicou Paulo Rogério, para justificar as mudanças propostas pelo Governo Federal, que vão exigir a adequação das empresas quanto aos cuidados com a Segurança do Trabalho. “As empresas vão precisar, mais do que nunca, dos higienistas ocupacionais”, alertou Paulo Rogério.

Além da participação dos profissionais brasileiros, o XI Encontro contou com a presença de diversos convidados internacionais. Dos Estados Unidos vieram Vickie Wells, presidente da ACGIH ®, Roy Buchan, presidente eleito da AIHA, Eduardo Shaw, higienista ocupacional da Exxonmobil, Patrick Dunn, higienista ocupacional da Chevrontexado, Douglas Dowis, da SKC, e Wilson Rodriguez, da Quest. Completaram a lista dos palestrantes estrangeiros a Dr. Adriana Cousillas, professora de higiene ocupacional da Faculdade de Química da Universidade da República do Uruguai e Casimira Flor, do Instituto Nacional de Administração (Portugal).

Uma das novidades do XI Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais foi a introdução de uma videoconferência internacional, promovida pela AIHA, por meio do seu International Affair Commitree (IAC).

Na videoconferência, foi discutida a “ Exposição Ocupacional às Rádio-freqüências. Os palestrantes foram James Bruch, da Colorado State University; Bhawani Pathak, do Candian Centre of Occupational Health and Safety (CCOHS) e Mike H. Repacholi, da organização Mundial de Saúde (OMS).

Os conferencistas nacionais também fizeram excelentes apresentações, destacando-se dois trabalhos de teses de mestrado dos higienistas Gerrit Gruenzner ( Avaliação da poeira de sílica: um estudo de caso em uma pedreira de São Paulo) e Antonio Vladimir Vieira ( EPR’s: Como saber se o trabalhador está protegido?). O Prof. Mauricio Torloni esclareceu pontos importantes do PPR, e a eng. Dorotea Godini destacou com bastante propriedade o “ Processo de Mudança Comportamental para Segurança & Saúde Ocupacional”.

SUPERANDO AS EXPECTATIVAS

A organização do Encontro foi muito elogiada pelos participantes. “A cada ano, notamos uma evolução no planejamento e execução do Encontro”, elogiou Sérgio Rossato, da Petrobras. Ele destacou, principalmente, o tema escolhido pela organização. “É um tema muito atual, que preocupa toda a classe dos higienistas”, completou.

Para Alberto Belmont, da Belmont do Brasil, o evento atendeu plenamente às expectativas, principalmente porque o público presente estava à altura dos palestrantes.

Edson Sereno, da SMS, também elogiou muito o evento. “A ABHO está de parabéns por esse evento de alto nível. Nele pudemos ampliar nossos conhecimentos pelo contato direto com especialistas nacionais e internacionais”, afirmou Edson, que destacou ainda os cursos e workshops.

Não é possível descrever, em poucas linhas, o que representou a oportunidade proporcionada pela ABHO, em seu XI Encontro, principalmente por podermos ouvir autoridades na área de higiene, como o Dr. Maurício Torloni, o eng. Mário Fantazzini e o Dr. Bernardo Bedrikow”, escreveu Rinaldi Feydit Ferreira, técnico de segurança da Petrobrás. Rinaldi também parabenizou a comissão organizadora da ABHO pela presença da Sra. Vickie Wells e do Sr. Roy Buchan. “Foi um presente”, concluiu Rinaldi.

Na opinião do presidente da Associação Brasileira dos Higienistas Ocupacionais, Marcos Domingos da Silva, a entidade vem-se consolidando como organizadora de eventos técnicos, tendo correspondido, nesse Encontro, a todas as expectativas. “Trabalhamos nove meses na organização do Encontro, foi quase um parto”, brincou o presidente. Ele explicou que “A ABHO vem mantendo a postura de organização de eventos técnicos e a participação de palestrantes internacionais reforçou essa tendência”.

PARCEIROS FORTES

Um dos motivos do sucesso do XI Encontro Brasileiro dos Higienistas Ocupacionais foi, sem dúvida nenhuma, a colaboração de importantes empresas na área de Higiene Ocupacional. A ABHO contou com apoio e patrocínio de diversas empresas. Durante o encontro, 13 delas montaram estandes, proporcionando, aos congressistas, a oportunidade de conhecer melhor seus produtos.

Os expositores deste ano foram a 3M do Brasil, JJR AMBIENTAL LTDA, TWA Brasil, Almont do Brasil, Itsemap, MSA, Laboratório ALAC, 01dB – Stell Brasil, Revista Proteção, Revista CIPA, Chrompack – Instrumentos Científicos Ltda, Epicon e Bruel e Kjaer.

Para o próximo Encontro, a Associação planeja ampliar a exposição, trazendo mais apoiadores e colaboradores. Os interessados podem entrar em contato com a ABHO, pois os preparativos para o XII Encontro já começaram.

CURSOS

A ABHO, durante seus Encontros, promove cursos de atualização na área de Higiene Ocupacional e, como nesse evento não poderia ser diferente, quatro cursos foram oferecidos durante o XI Encontro. Todos tiveram grande procura. Dando abertura ao evento no dia 21, sábado, foi dado o curso nº1, de Introdução à Higiene ocupacional, que teve 50 participantes, 12 horas-aulas e o objetivo de dar uma base conceitual e operacional àqueles que desejam fazer avaliação ambiental corretamente. Os professores desse curso foram Irene Saad, Marcos Domingos, Eduardo Giampaoli e Irlon da Cunha. No domingo, dia 22, dois cursos foram ministrados simultaneamente, tendo o curso n°2, de Estratégia de Amostragem, 57 participantes e 8 horas-aulas. Foi elaborado para profissionais que têm domínio dos fundamentos da higiene ocupacional e experiência nos uso dos instrumentos de avaliação ambiental, tais como dosímetros de ruído, monitores de calor e bombas de amostragem de agentes químicos. O curso n°3, Uso e Aplicação das Nho´S – Normas de Higiene Ocupacional da Fundacentro, contou com 42 alunos durante 8 horas-aulas, voltando-se a profissionais com experiência em amostragem ambiental, principalmente de agentes químicos, a interessados em definir grupos homogêneos de risco, estimar o número mínimo de amostras para avaliação ambiental e testar modelos básicos de tratamento estatístico. No domingo, os temas foram apresentados porEduardo Giampaoli, Irlon de Ângelo da Cunha, Alcinea M. dos Anjos Santos, Claudia Carla Gronchi e Mario Fatnazzini, respectivamente.

O curso n°4, Ventilação Industrial, fechou o evento e teve como palestrantes o Dr. Roy Buchan, professor emérito da Colorado State University, ex-presidente da ACGIH ® e atual vice-presidente da AIHA, e Marcos Domingos da Silva, mestre em higiene ocupacional pela Colorado State University. Desse curso participaram 62 pessoas, ao longo de 8 horas-aulas. Seu conteúdo programático incluiu histórico, conceitos, definições e glossário da ventilação industrial. Com base no manual de ventilação industrial da ACGIH ® ( Industrial Ventilation), foram discutidos sistemas de ventilação, requisitos fundamentais à elaboração de projetos de ventilação, planilha de cálculo, uso de anemômetros e medição da pressão total e estática.

A taxa de inscrição nos cursos incluía alimentação e material didático, muito bem elaborado, que foi procurado até mesmo por pessoas que não fizeram o curso, tendo se esgotado rapidamente. Os certificados de participação foram distribuídos ao final, mas alguns se esqueceram de pegá-los. Caso isso tenha ocorrido com você, entre em contato com a ABHO para solicitá-lo.

Todos os cursos tiveram grande procura e excelente nível técnico. A ABHO, como associação, tem a preocupação de divulgar e promover a Higiene Ocupacional no Brasil e uma de suas formas de atuação é promover cursos que capacitam e especializam os profissionais da área. Infelizmente, a Associação não promove ainda muitos cursos durante o ano; assim, não perca a próxima oportunidade – fique atento ao calendário de eventos da ABHO.

JANTAR COMEMORATIVO DO 10º ANIVERSÁRIO DA ABHO FECHA O XI ENCONTRO DOS HIGIENISTAS

Durante o jantar, a ABHO homenageou alguns higienistas pela participação na fundação da Associação ou pelo reconhecimento dos profissionais que se dedicaram à prevenção dos riscos ambientais nos locais de trabalho.

No dia 23 de agosto de 1994, no Brasilton Hotel nascia a Associação Brasileira do Higienistas Ocupacionais. Na abertura do XI Encontro Brasileiro do Higienistas Ocupacionais, o presidente Marcos Domingos lembrou que a criação da Associação foi um sonho dos profissionais da área. “ Um dia imaginamos, um dia foi previsto pelo José Manuel, um dia nós desejamos e um dia o sonho de concretizou, quando 92 mãos se levantaram, aprovando a criação da Associação” resumiu Marcos Domingos.

É evidente que tão importante data não podia passar em branco. Durante o XI Encontro, foi oferecido um grande jantar para comemorar essa significativa data para os higienistas ocupacionais. O jantar, precedido por um coquetel, aconteceu nas dependências do Hotel Holiday Inn e contou com a participação do Coral Madrigal, que apresentou grande repertório de músicas nacionais e internacionais.

HOMENAGEADOS

O ponto alto do jantar comemorativo dos dez anos da Associação foi a homenagem prestada a um grupo de oito higienistas, que têm destacada carreira prevencionista, e a seis personalidades, que deram importante contribuição à ABHO, nos primeiros passos de organização.

Os homenageados foram: Dr. Antonio Candido de Lara Duca, Dr. Bernardo Bredrików, Dra. Jandira Dantas Machado, Eng. Jófilo Moreira Lima Jr, Eng. José Manuel O. Ganasoto, Prof. Mauricio Torloni, Prof. Sérgio Colacioppo, Eng. Silas Fonseca Redondo, Sr. Alexandre Gusmão, Sr. Alberto Belmont, Sr. Benedito José Dalben, Dr. José Eduardo Duarte Saad, Sr. Marco A. Nakamura e Sr. Wilson Rodriguez. O currículo resumido de cada um deles está publicado no fim desta matéria.

O jantar contou com a participação de 158 pessoas e a presença de ilustres convidados como o Dr. Roy Buchan, presidente da AIHA e da Sra. Vicky Wells, presidente da ACGIH ®, Doug Dowis, representante da SKC, Prof. Rosiver Pavan, presidente da Fundacentro, Sra. Arline Arcuri, diretora técnica da Fundacentro e Sr. Antonio Lambertucci, diretor executivo da Fundacentro.