Saiba como foi o IV CONGRESSO PAN-AMERICANO DE HIGIENE OCUPACIONAL e o XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS OCUPACIONAIS

logoABHO realizou de 20 a 23 de agosto de 2012 o IV Congresso Pan-americano de Higiene Ocupacional e o XIX Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais, oportunidade em que profissionais ligados à área de Higiene Ocupacional no Brasil e na América Latina puderam compartilhar experiências de trabalhos na área, a legislação e a formação em HO nos países que se fizeram representar por meio de suas associações de profissionais, práticas bem sucedidas no controle da exposição ocupacional a agentes ambientais e, em especial, a atuação de grandes setores como a indústria química e petroquímica, a mineração e a indústria de óleo e gás na gestão de programas de Higiene Ocupacional.

tatiana_rodriguez_jose_manuel_o._gana_soto_engº_leonidio_francisco_ribeiro_dr._zuher_handar_e_rinaldo_marinho_costa_lima_1024x951Neste ano, a ABHO foi a responsável pela organização do IV Congresso Pan-Americano de Higiene Ocupacional (IV PAN-HO), que se realizou em parceria com a Asociación Mexicana de Higiene Industrial (AMHI), a Asociación Chilena de Higiene Industrial y Salud Ocupacional (ACHISO), a Asociación Venezolana de Higienistas Ocupacionales (AVHO) e aAsociación Colombiana de Higiene Ocupacional (ACHO). Também participaram representantes daAsociación de Higienistas de la República Argentina (AHRA), da Asociación Peruana de Higiene Ocupacional (APEHO) e daAsociación Española de Higiene Industrial (AEHI). Na busca de uma maior valorização da Higiene Ocupacional na América Latina e da integração dos profissionais de diferentes países, o tema central do evento foi “A Higiene Ocupacional construindo cultura em saúde ocupacional nos países latino-americanos”.

As palestras e a exposição de equipamentos e serviços ocorreram no Centro de Convenções do Hotel Century Paulista, em São Paulo, no período de 21 a 23 de agosto de 2012, com os tradicionais almoços de integração entre os participantes, assim como a Assembleia da ABHO. Os cursos pré-congresso se realizaram entre os dias 16 e 20 de agosto de 2012 (Veja fotos), nas instalações do Novotel Jaraguá SP Conventions e contaram com mais de uma centena de participantes. Além de trabalhos de livre inscrição dos participantes, Programa se desenvolveu com a participação de conferencistas internacionais e de profissionais e autoridades nacionais na área de SST visando à abordagem dos seguintes temas:

  • Criando cultura pela educação: formação e capacitação em HO – referências para uma visão latino-americana;
  • Difundindo cultura: boas práticas de HO;
  • Legislação comparada em HO na América Latina;
  • Higiene Ocupacional em diferentes atividades econômicas: óleo & gás, mineração, química & petroquímica e nas pequenas empresas.

julietta_rodriguez-guzman_459x800A cerimônia solene de abertura do IV PAN-HO aconteceu na noite do dia 20 de agosto e foi prestigiada por entidades da área de SST que se fizeram representar nas pessoas do Engº Rinaldo Marinho Costa Lima, pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST/MTE), do Dr. Zuher Handar, pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), do Engº Leonídio Francisco Ribeiro, pela Organização Brasileira das Entidades de Segurança e Saúde do Trabalho e do Meio Ambiente (OBEST) e pela Engª Tatiana Rodriguez, representando a Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho e Higiene Ambiental de Costa Rica (AISLHA). Na mesa de autoridades também se fizeram constar os presidentes das Associações Latino-americanas de Higiene Ocupacional que participaram na organização do Congresso Pan-americano e o presidente da ABHO, José Manuel O. Gana Soto, que presidiu a abertura do IV PAN-HO. A Conferência magna foi realizada pela representante da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), Dra. Julietta Rodríguez-Guzmán, que falou a todos com muito entusiasmo sobre a “Saúde Ocupacional nas Américas”. A cerimônia contou com a cobertura das Revistas CIPA e PROTEÇÃO, que também prestigiaram e apoiaram a divulgação do evento. Maiores informações serão apresentadas na Revista ABHO nº 28 que publicará os resumos dos trabalhos apresentados e demais acontecimentos importantes do IV Congresso Pan-americano de HO como o “Manifesto de São Paulo”, assinado por todas as associações ibero-americanas presentes ao evento.

Colaboração: Maria Margarida Teixeira Moreira Lima, membro ABHO.