1 de
Previous Next

Informações do Equipamento

Código de Identificação

1044

Nome do Equipamento

Frequency Analyzer Type 2107

Marca do Equipamento

Brüel & Kjær

Agente

Ruído Ocupacional

Ano de Fabricação

1962

Histórico

O instrumento incorpora conectores de entrada para microfone e também para entrada direta de sinal a.c., que podem ser selecionados manualmente. A parte superior do painel frontal reúne o indicador de ponteiro e todos os comandos do medidor (sonômetro) para escolher o tipo de detector, a ponderação temporal e a faixa de níveis. A parte inferior oferece seletores para ponderação em frequência (A, B, C, linear ou filtro externo) e para filtro de banda estreita (tipo dial), que é mecanicamente concatenado com um seletor de faixas de frequência, ou seja, quando o seletor tipo dial chega ao final de uma determinada faixa o sistema mecânico produz o chaveamento automático para a próxima faixa (acima ou abaixo, conforme o giro horário ou anti-horário). O sinal de saída pode ser lido diretamente no ponteiro ou enviado para um registrador gráfico externo. O sistema é alimentado pela rede pública.

Características Notáveis

O Manual de Instruções o descreve como “analisador de frequências de banda estreita para acústica e vibrações”. Peso: 20 kg. Alimentação: 100 a 240 V. Circuito eletrônico valvulado. Indicação de ponteiro e seletor manual de frequência. Automação mecânica dos seletores mediante “motor” externo e saída para registrador gráfico. Faixa dinâmica: 100 dB. Indicação R.M.S., pico e média (aritmética). Ponderações Fast e Slow. Linearidade em frequência de 2 Hz a 40 kHz. Ponderações em frequência A, B e C (recomendação Helsinki 1961 – anterior à norma IEC). Entrada de microfone (4131 ou 4133) ou sinal a.c. direto. Polarização: 150 V e 250 V.

Causo

De certa forma estamos acostumados ao avanço tecnológico e um modelo 2245, do mesmo fabricante, com seus 370 g e inúmeras sofisticações, não representa um salto tão importante como esta caixa de “apenas” 20 kg deva ter representado à época. Este analisador foi fabricado na crista da evolução normativa, quando eram apontadas recomendações que só mais tarde se tornariam normas. A própria automação mecânica e impressão em registrador gráfico evidencia a criatividade do fabricante para contornar as limitações eletrônicas (seleção discreta de filtros e faixas). Note-se também que a tecnologia de um microfone capacitivo 4133 é a mesma de muitos microfones atuais com polarização externa.