Informações do Equipamento

Código de Identificação
1243
Nome do Equipamento
Dosímetro Bruel & Kjaer 4431
Marca do Equipamento
Bruel & Kjaer
Agente
Ano de Fabricação
Anos 1980
Histórico
Provavelmente um dos primeiros dosímetros europeus e o primeiro deste fabricante. Bastante limitado para os padrões de hoje, mas cumpria seu papel em sua época. Esta famosa e tecnicamente impecável empresa dinamarquesa foi mais tarde adquirida por uma empresa alemã, mas ainda tem importante linha na área de acústica, vibrações e processamento de sinal. Sempre foi uma pioneira na área de medições acústicas ocupacionais, arquitetônicas e automotivas.
Características Notáveis
O que há de notável é a simplicidade impensável nos dias de hoje. Media apenas a dose acumulada (mas não o tempo percorrido, isso tinha que ser feito à parte). Mostrava se tinha havido nível acima de 115 dBA slow, ou níveis de pico acima de 140 dBA. Mostrava ainda se a bateria estava fraca. Só. Tinha um modo calibração, onde a dose acumulava mais rapidamente, para facilitar o ajuste.
Causo
A Fundacentro importou, nos anos 1980, 72 desses dosímetros, com configuração especial para a NR-15. Os nossos aparelhos vinham com uma etiqueta “modified”. Pode-se ver no aparelho uma escala, na própria caixa, que “transformava” a dose em nível médio (na época, não havia rigor de nomenclatura e, apesar de configurado com q=5, era grafado “Nível Equivalente”. No manual, também havia um nomograma para esse fim. Mas o nomograma ficava cheio de linhas de traçado, com o tempo, e não podíamos tirar xerox, porque há uma deformação na imagem. Então, um higienista da casa (Eu) resolveu deduzir uma equação para o Lavg, que foi mandada para a Dinamarca e considerada OK. É a nossa velha conhecida Lavg = 80 + 16,61 Log (0,16 CD / TM).