História da Fundacentro ganha site temático no portal da instituição

ImagemGRH21_20131218120837Por ACS/C.R. em 18/12/2013

A Fundacentro lança, neste mês, osite temático Resgate Histórico no portal institucional. Nele é possível conhecer, por meio da Linha do Tempo, a história de criação da instituição e os principais fatos que marcaram sua atuação nas décadas de 1960 e 1970. Já oCantinho da Memória traz imagens e matérias como a fotografia do início da construção do Centro Técnico Nacional – CTN em 1981, publicada no Fundacentro Notícias de janeiro de 2011.
O site permite o acesso direto aos vídeos institucionais. Um deles é o documentárioPilares da Fundacentro, que foi lançado na Semana da Pesquisa, no mês de outubro e disponibilizado no portal em dezembro. O material foi produzido a partir da pesquisa do Grupo de Resgate Histórico – GRH. Outros vídeos disponíveis são O mundo predileto de Ramazzini, o vídeo institucional dos 30 anos e o vídeo institucional dos 42 anos.

No link Personalidades, é possível conhecer um pouco da vida de pessoas que fizeram parte da história da Fundacentro e dão nome à entidade e a seus espaços: o engenheiroJorge Duprat Figueiredo, primeiro presidente da instituição; o jurista Eduardo Gabriel Saad, que nomeia a biblioteca desde 1994; e os médicos Diogo Pupo Nogueira Edson José de Barros Hatem. O primeiro batiza, no ano de 2003, a sala do conselho, do qual fez parte. Já Hatem dá nome ao auditório do Centro Técnico Nacional – CTN.

O site Resgate Histórico também traz depoimentos de pessoas que passaram pela Fundacentro. Esse espaço será ampliado com novos registros. O GRH já tem realizado as entrevistas e mais pessoas serão ouvidas. Por fim, ainda é possível consultar ahistória da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), que existe desde março de 1973, e o histórico para a construção da memória institucional no Espaço Memória.

GRH, responsável por todo o projeto, existe desde maio de 2008 e já teve três formações nesse período. É atribuição do grupo criar produtos institucionais para registrar o papel da Fundacentro, visando às comemorações do cinquentenário de sua criação, em 2016. Para tanto, realiza pesquisas no acervo histórico e técnico pré-existente, nos programas, projetos, atividades e ações em desenvolvimento, além de realizar entrevistas.

Fonte: http://www.fundacentro.gov.br