Giro de Notícias – Mundo

ECHA: OEL PARA ISOPRENO  

Um novo projeto de relatório científico publicado pela Agência Europeia de Produtos Químicos inclui  as recomendações da ECHA sobre um limite de exposição ocupacional para o isopreno, que é  usado principalmente como um intermediário químico para a fabricação de polímeros. A agência  recomenda um OEL de 3 ppm (8,5 mg/m 3) como uma média ponderada no tempo de oito horas.  De acordo com a ECHA, os trabalhadores em instalações onde é produzido ou utilizado isopreno  ou borracha sintética podem ser expostos ao isopreno por inalação e contato dérmico. As partes  interessadas são convidadas a comentar o relatório da ECHA até 10 de dezembro. A ECHA avaliou  abordagens publicadas por outras organizações para avaliação do risco de câncer e o isopreno  enquanto trabalhava para propor seu OEL.

Fonte: https://www.aiha.org/news/211021-european-chemicals-agency-proposes-oel-for-isoprene

***

NIEHS: VARIANTES DO SARS-COV-2 

O Programa de Treinamento de Trabalhadores (WTP) do Instituto Nacional de Ciências de Saúde  Ambiental publicou uma ficha informativa que fornece informações sobre as variantes do SARS- -CoV-2 e os controles necessários para proteger os trabalhadores da exposição ocupacional a elas.

Fonte: https://www.aiha.org/news/211111-niehs-worker-training-program-releases-fact-sheet-on sars-cov-2-variants

***

BOHS: COVID-19  

Dada a falta de métodos de avaliação da exposição ao risco SARS-CoV-2 e COVID-19, o Grupo de  Trabalho COVID-19 da Sociedade Britânica de Higiene Ocupacional desenvolveu uma matriz de  bandas de controle para fornecer orientação aos empregadores e outros. O professor John Cherrie,  principal higienista e cientista do IOM, é coautor do artigo intitulado “O desenvolvimento de uma  matriz de risco para controle da Covid-19 com medidas de proteção de higiene ocupacional”. O  trabalho descreve o desenvolvimento da matriz, e uma avaliação limitada sugere que os empregos  classificados como de maior exposição foram associados a uma mortalidade padronizada por idade mais elevada na Grã-Bretanha. A ferramenta continuará a ser atualizada conforme surgirem  novas evidências sobre os riscos da Covid-19 entre os trabalhadores, mas uma avaliação mais  aprofundada da confiabilidade da ferramenta ainda é necessária.

O artigo completo se encontra na revista “Annals of Work Exposures and Health”, de julho último,  e está disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8344429/

Fonte: https://www.iom-world.org/news-events/2021/october/paper-on-the-development-of-a covid-19-control-measures-risk-matrix-by-the-bohs-covid-19-working-group/

***

NIOSH: ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DA EQUAÇÃO DE LEVANTAMENTO 

Uma versão revisada e atualizada do Manual de Aplicações da Equação de Levantamento de Peso  do NIOSH foi publicada em setembro. A equação de levantamento NIOSH revisada, ou RNLE, é  uma ferramenta de avaliação de risco ergonômico que pode ser usada para avaliar o risco de  distúrbios lombares associados a tarefas de levantamento manual. O manual destina-se a orien

tar os usuários sobre como usar o RNLE. O manual foi reformatado para ser pesquisável com  gráficos e tabelas aprimorados. Alguns erros tipográficos da versão anterior foram corrigidos.

Fonte: https://www.aiha.org/news/211007-niosh-publishes-update-to-revised-lifting-equation manual

***

OSHA: EXPOSIÇÃO AO CALOR NOS LOCAIS DE TRABALHO 

Um aviso prévio de proposta de regulamentação (ANPRM) publicado pela OSHA em outubro  inicia processo de regulamentação da agência para um padrão de proteção dos trabalhadores  dos perigos do calor. O ANPRM sobre lesões por calor e prevenção de doenças, considerando  situações de trabalho internas e externas, inicia um período de comentários para a OSHA coletar  informações sobre questões a serem consideradas no desenvolvimento do padrão.

Fonte: https://www.aiha.org/news/211028-osha-initiates-rulemaking-process-for-workplace standard-on-heat

***

EU: CROMO HEXAVALENTE

Colegas de instituições de saúde ambiental e ocupacional de vários países europeus publicaram  interessante artigo intitulado “Estudo de cromatos HBM4EU – resultados gerais e recomendações  para o biomonitoramento da exposição ocupacional ao cromo hexavalente”. Disponível on-line  em setembro do corrente ano e publicado no periódico científico “Environmental Research”, o  trabalho demonstrou que estudos de biomonitoramento ocupacional podem ser conduzidos com  sucesso por meio de colaboração multinacional e fornecer informações relevantes para apoiar  ações políticas que visem reduzir a exposição ocupacional a produtos químicos.

PDF disponível em: https://doi.org/10.1016/j.envres.2021.111984

Fonte: https://www.iom-world.org/news-events/2021/october/paper-published-on-the hbm4eu-chromates-study/

Colaboração: Valdiney Sousa
Engenheiro de Seg. do Trabalho e Membro do Conselho Técnico da ABHO