Fone/Fax: + 55 11 3081.5909 / 3081.1709
+

IV Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário

Por: ABHO | Comentários: 0

Aconteceu na cidade de Santos-SP, no período de 21 a 24 de novembro, o “IV Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário” é uma realização da Fundacentro-SP e contou com a parceria da Universidade Santa Cecilia – UNISANTA, que cedeu suas instalações para a realização física do evento.

O Congresso teve como objetivos:

• Promover o intercâmbio de experiências e informações técnico científicas no âmbito da segurança e saúde do trabalho portuário e aquaviário entre empregadores, trabalhadores e governo.

• Divulgar e debater o conhecimento, as experiências e as ações sobre segurança e saúde nos trabalhos portuários e aquaviários desenvolvidos no Brasil, a partir das experiências advindas da aplicação das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário – NR 29 e no Trabalho Aquaviário NR – 30.

• As conclusões e recomendações do evento servirão de base para dar continuidade e aprimorar as condições de vida dos trabalhadores nos ambientes de trabalho portuário e aquaviário brasileiro.

Uma cidade portuária é sempre escolhida para sediar/xxxx o Congresso, que além de Santos (200X e 2016), evento já foi realizado em Vitória (200X) e Itajaí-SC (2014), e tem foco nas Normas Regulamentadoras 29 e 30 que tratam dos aspectos de segurança e saúdo no trabalho do pessoal do porto (estivadores, OGMO, etc) e daqueles profissionais que a OIT chama de “gente do mar”.

A ABHO se fez presente na abertura do Congresso por iniciativa própria do seu Vice-presidente de Educação e Formação Profissional Roberto Jaques, que também esteve no programa do evento com um trabalho técnico inscrito e aprovado pela comissão organizadora: “Risco Ocupacional: Um entendimento para a gestão do PPRA e PCMSO”. O Tema livre que foi apresentado no dia 22/11 às 16:00 horas.

Outro membro da ABHO presente no programa do Congresso foi o Higienista Ocupacional Certificado Pedro Câncio Neto, que no dia 23 ás 14:10hs apresentou o tema “A aplicação de mapa de risco em embarcações de pesca artesanal no município de Macau – RN”.

Além desses, alguns outros temas ligados à Higiene Ocupacional também fizeram parte da programação, a começar pela conferência inaugural: “Elaboração e execução do PPRA na área portuária: Responsabilidades”. Foi realizada pelo Dr. Zuher Handar. “Perda auditiva no ambiente portuário: Estudo de caso com trabalhadores do Porto de São Francisco do Sul – SC” Autora: Rafaela Fernandes Correa; “Acústica: da teoria à pratica na mitigação de ruídos em ambientes industriais” Autor: Tadeu Carvalho; “Conscientização do trabalhador quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletivo e de boas práticas.” Autores: Juarez Ramos da Silva e Natália Cristina da Rocha; “A importância da ratificação da convenção 188 para reduzir a ocorrência de doenças e acidentes na pesca no Brasil” Autor: Gilmar Ortiz de Souza.

A seguir, a lista daqueles que integraram e trabalharam para a realização desse brilhante evento, acompanhado de suas respectivas instituições.

Comissão Executiva

Robson Spinelli Gomes – DTe/Fundacentro/MTb (Coordenador); Alline Bessa de Meneses – DFTPA/CGFIT/DEFIT/SIT/MTb; Armando Ribeiro Moreira – MTPAC; Dr. Newton Wood e Alexandre Burburan – Transpetro; José Adilson Pereira – CONTTMAF

José Válido Azevedo da Conceição e Luiz Alves Netto – FNTTAA; Laura Guiomar de Moraes – ABRATEC; Luis Fernando Resano – SYNDARMA; Mauro José Rocha de Araújo – DPC/MB; Odilon dos Santos Braga – SINDMAR; Paulo Delmar Leismann – FENAVEGA/ OGMO-RO; Rafaela Dias Pires – DRMP/MTPAC; Robson Wilson dos Santos – FNE; Rogério Porto Veleda – FENCCOVIB; Sergio Aquino – FENOP

Sergio Magalhães Giannetto – FNP; Wagner de Sousa Moreira – ABTP

 

Comissão Técnica

Antônio Carlos Garcia Junior – CEES/ Fundacentro/ MTb (Coordenador); Carlos Augusto Muller – FNTTAA; Carmem Cenira Pinto Lourena – SIT/MTb

Hermerson A. Chiaradia Braga – ABRATEC; Juarez Ramos da Silva – UNISANTA

Juliana Andrade Oliveira – Fundacentro/CTN; Luis Fernando Resano – SYNDARMA

Luiz Alves Netto – FNTTAA; Maria Cristina P. Matos – UNISANTA; Paulo Delmar Leismann – FENAVEGA; Rodrigo Aoxi Fuzim – SIT/MTb; Sergio Magalhães Giannetto – FNP

 

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.