PROGRAMAÇÃO

CURSOS

Curso 1 – Toxicologia Aplicada ao Reconhecimento de Riscos no PPRA (16h)

1- Objetivos

  • Apresentar os conceito básicos de Toxicologia.
  • Familiarizar o aluno quanto aos riscos químicos dos processos.
  • Discutir a FISPQ x GHS
  • Documentação do TLV de agentes químicos

2- Público Alvo

Profissionais de Higiene Industrial, médicos e enfermeiros do trabalho, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho.

3- Conteúdo programático

Módulo 1 – Introdução a toxicologia. Primeiro dia (8h)

Histórico da toxicologia
Fases de Intoxicação
Definições
Toxicocinética: Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção dos agentes químicos
Monitoramento biológico
Toxicodinâmica
Limites de exposição NR 15 e ACGIH
Toxicologia dos metais
Toxicologia das poeiras
Toxicologia dos solventes orgânicos

Modulo 2- Reconhecimento de risco – aspectos práticos

Discutir processos químicos
Reconhecer os agentes químicos.
Análise de FISPQ
GHS – Sistema Globalmente harmonizado de classificação e rotulagem de produtos químicos
Documentação TLV
Exercício prático de reconhecimento de risco químico

Curso 2 – Programa de Conservação Auditiva (16h)

1- Objetivos

  • Conceitos básicos de som e ruído
  • Técnicas de avaliação da exposição ocupacional ao ruído.
  • Fundamentos sobre medidas de controle.
  • Riscos da exposição e gerenciamento audiológico
  • Seleção e cuidados com equipamento de proteção
  • Programa de Conservação Auditiva

2- Público Alvo

Profissionais de Higiene Ocupacional, médicos e enfermeiros do trabalho, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho.

3- Conteúdo programático

Módulo 1 – Conceitos Básicos e Fundamentos sobre Avaliação e Controle
Primeiro dia (8h)

Conceitos gerais:

  • Ondas sonoras: conceituação e características;
  • Ruído e campos acústicos: tipos e características;
  • Grandezas e unidades.

Fundamentos da avaliação da exposição ocupacional

  • Conceitos sobre equipamentos de medição: tipos e características;
  • Circuitos de ponderação temporal e em frequência;
  • Critérios de avaliação, tais como: Critério de referência, incremento de duplicação de dose (q=5 e q=3), nível limiar de integração;
  • Parâmetros de medição, tais como: Nível de Pressão Sonora, Nível Médio, Nível Equivalente, Dose, Nível de Exposição, Nível de Exposição Normalizado;
  • Limites de tolerância e limites de exposição: Critérios legal e técnico: NR 15 e NHO 01
  • Conceitos da abordagem ambiental;
  • Procedimentos técnicos para avaliação da exposição ocupacional ao ruído;
  • Análise e interpretação dos resultados.

Fundamentos sobre medidas de controle

  • Conceitos básicos sobre controle na fonte;
  • Conceitos básicos sobre controle na trajetória

Modulo 2 – Protetores Auditivos e Programa de Conservação Auditiva.
Segundo dia (8h)

Efeitos do Ruído à Saúde

  • Perda Auditiva
  • Outros Efeitos

Legislação

  • Normas Regulamentadoras

Seleção de Protetores Auditivos

  • Atenuação (NRRSF)
  • Vedação
  • Compatibilidade
  • Comunicação
  • Colocação, Manuseio, Higienização e Substituição de Protetores Auditivos
  • Eficácia dos Protetores Auditivos
  • Validação da Seleção
  • Prática: Seleção, Colocação e Validação de Protetores Auditivos

Programa de Conservação Auditiva (PCA)
A evolução da cultura de Segurança e Saúde Ocupacional nas organizações e a missão e meta do PCA.

  • Estrutura e Planejamento do PCA. O que é mais urgente, o que é mais importante, a base de tudo.
  • Gerenciamento Audiológico
  • Procedimentos e ferramentas essenciais para a prática do gerenciamento audiológico de acordo com o Anexo 1 da NR 7 do MTE.
  • Os produtos do gerenciamento audiológico e suas aplicações gerando resultados visíveis e consistentes
  • Como gerenciar os casos de pioras auditivas nas empresas.
  • Apresentação de casos práticos.
Curso 3 – Estratégia de Amostragem de Agentes Ambientais (16h)

Conteúdo Programático

Conceituação

Por que Estratégia de Amostragem;
Histórico; evolução no Brasil.
Começando pelo começo.
Caracterização Básica;
Grupos Homogêneos de Exposição (Grupos de Exposição Similar);
Determinação;
Discussão e Exemplos.
Exposto de Maior Risco
Determinação por observação e por ferramenta estatística;
Procedimento preferencial.
Nível de ação
Primeiros benefícios da EAM;
Níveis de conhecimento de um GHE.
Revisão Estatística Básica
População e amostra;
Medidas de Posição e Dispersão.
Distribuições, Normal e Lognormal
Uso de papéis probabilísticos;
Exemplos e exercícios.
Amostras em Higiene Ocupacional
Tipos de amostras e validade;
Formas amostrais;
Discussão e exemplos para: amostras únicas de período completo, amostras consecutivas de período completo, amostras parciais e amostras pontuais de curta duração (grab samples);
Aleatoriedade e tendenciosidade.
Limites de Exposição
NR 15 e ACGIH;
Abordagem para limites tipo média ponderada no tempo e para limites que não podem ser excedidos em nenhum momento.
Exposição Média de Longo Prazo
Importância e base temporal;
Tolerabilidade das Exposições.
Critérios de tolerabilidade
Parâmetros estatísticos de referência;
Discussão, exemplos.
Uso de planilhas eletrônicas
IHSTAT AIHA com as melhorias de Drolet;
Planilha multilíngue;
Entendimento dos parâmetros e uso dos recursos;
Exemplos e exercícios.
Análise de Dados abaixo do Limite de Detecção Analítica
Conceito;
Abordagens gráfica e tradicional;
Novo método (online) para uso associado à planilha da AIHA;
Exemplos e Discussão.
Abordagem para Ruído
Discussão, exemplos e exercícios;
Uso da dose percentual ao invés do dB;
Uso de medidores de leitura direta e dosímetro.
Uso da EAM para a determinação de desempenho requerido por EPIs
Caso da proteção respiratória e do Ruído;
Excelência na proteção nominal;
Cuidados complementares.

Curso 4 – A Higiene Ocupacional e o eSocial (16h)

1- Objetivo

Apresentar a visão geral do programa, os leiautes de Saúde e Segurança do Trabalho e a necessidade de conhecer melhor o programa e suas exigências, bem como as legislações aplicáveis. Discutir com os participantes as questões inseridas através de cases práticos. Exercitar as práticas necessárias para gerar os arquivos XML de forma a evitar os passivos e multas através do conhecimento exigido pós eSocial.

 

2- Público Alvo segmentado  

Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho e outros profissionais de SST.

 

3- Conteúdo programático 

MODULO 1 – Conceitos e as legislações aplicadas

Primeiro dia

  • Visão geral do eSocial
  • Conceito e informações gerais sobre o Programa
  • Áreas impactadas pelo Programa
  • Entendendo as mudanças exigidas pelos leiautes de SST
  • Cronograma, Notas e Decretos eSocial
  • A arquitetura do projeto eSocial
  • Regras de validação
  • Requisitos e diferenças entre o Ministério do Trabalho e Ministério da Previdência
  • As legislações aplicáveis – MTE, MPS, RFB, DECRETOS eSocial
  • Fator Acidentário de Prevenção
  • Seguro Acidente do Trabalho – RAT e Gilrat
  • Leiautes S1000/S1005 – NTEP, FAP e CNAE preponderante
  • Treinamentos obrigatórios da NRs – S2200/S2190
  • Requisitos na Admissão – S2200/S2190

MÓDULO 2 – Segurança e Higiene Ocupacional

Segundo dia

  • Leiaute S1060 – Conceito de Ambientes de Trabalho – Antecipação de Riscos NR 09
  • Grupo Homogêneo de Exposição
  • Leiaute S2240 e a Gestão do PPRA para o eSocial – NR 09
  • Leiaute S2241 e a Gestão dos expostos – NR 15, NR 16 e IN 77
  • Fatores de Riscos Físico, Químico, Biológico da Tabela 23
  • Fatores de Riscos Ergonômico da Tabela 23
  • Fatores de Riscos Mecânico e de Acidente da Tabela 23
  • Insalubridade – NR 15 – S2241
  • Periculosidade – NR 16 – S2241
  • Aposentadoria Especial – IN77 – S2241
  • Noções de Ergonomia e Identificação de Perigos e Riscos
  • Gestão de terceiros IN 971 RFB

MÓDULO 3 – Visão da medicina do trabalho e a gestão necessária antes do envio

  • Leiaute S2220 e a Gestão do PCMSO – Monitoramento à Saúde do Trabalhador – NR 07.
  • Tabela TUSS
  • Admissão/movimentação S2200/S2190
  • Leiaute S2230 e a Gestão de afastados
  • Leiaute S2210 – Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT
  • Responsável pelo envio e validação dos dados de SST

 

4- Metodologia

– aula teórica com exposição de conteúdo por slides; exposição dialogada;

– atividades práticas com utilização de apostila em grupos de 5 alunos;

– atividades de pesquisa utilizando internet;

– discussão em grupo de casos reais dos participantes.

PROGRAMA PRELIMINAR

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