INSCRIÇÕES

CURSOS DISPONÍVEIS

Dias 10 e 11 de Agosto de 2018.

Curso 1 – 16h

Toxicologia Aplicada ao Reconhecimento de Riscos no PPRA

10 e 11 de Agosto

Docentes:
(clique para ver o mini-currículo)
Tarcisio Buschinelli
Janaina Pessoa Oliveira
Valdenise Aparecida Souza

Curso 2 – 16h

Programa de Conservação Auditiva

10 e 11 de Agosto

Docentes:
(clique para ver o mini-currículo)
Eduardo Giampaoli
Rafael P. Fernandes
Alice Penna de Azevedo Bernardi

Curso 3 – 16h

Estratégia de Amostragem de Agentes Ambientais

10 e 11 de Agosto

Docentes:
(clique para ver o mini-currículo)
Mario Luiz Fantazzini
Roberto Jaques

Curso 4 – 16h

A Higiene Ocupacional e o eSocial

10 e 11 de Agosto

Docentes:
(clique para ver o mini-currículo)
Marcos Jorge Nunes

INSCREVA-SE AGORA!

Clique no botão abaixo e faça agora sua inscrição.

IMPORTANTE!
Para realizar sua inscrição corretamente, conclua todas as etapas do processo.

ATENÇÃO!
Note que os cursos coincidem dia e horário, impossibilitando a participação em dois eventos simultâneos.

VALORES DAS INSCRIÇÕES

12º CBHO & 25º EBHO e Cursos

POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO DE VALORES:

  • Cancelamento de inscrição até 60 dias antes da data do evento – devolução de 100%*

  • Cancelamento de inscrição até 30 dias antes da data do evento – devolução de 50%*

  • Cancelamento de inscrição até 10 dias antes da data do evento – não haverá devolução do valor pago.

Importante: as taxas administrativas e bancárias serão descontadas do valor a ser devolvido.

JANAINA PESSOA OLIVEIRA

JANAINA PESSOA OLIVEIRA

Graduada em farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e mestre em Toxicologia pela Universidade de São Paulo. Trabalhou na Fundacentro como pesquisadora contratada para o projeto de saúde nas galvânicas. A partir de 1995, Trabalhou na Volkswagen como Higienista Ocupacional por 16 anos. Era responsável pelo gerenciamento de produtos químicos, elaborar o PPRA, definir políticas internas para utilização de produtos químicos e forte trabalho na substituição de matérias primas para eliminar riscos. Trabalhou com os seguintes processos estamparia, pintura, fundição, usinarem e processos de solda. Atualmente trabalha na Alcoa desde 2011 como Higienista Corporativa, para América Latina e Caribe; é responsável por manter o atendimento dos protocolos da Alcoa e legislação brasileira. Desde de Junho é também responsável corporativamente por Health.

VALDENISE APARECIDA DE SOUZA

VALDENISE APARECIDA DE SOUZA

Engenheira de Materiais formada pela Universidade Mackenzie, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Oswaldo Cruz e em Higiene Ocupacional pela Universidade de São Paulo. Higienista Ocupacional certificado HOC – 0066, iniciou sua carreira numa consultoria de Higiene Ocupacional em 2000, trabalhou por 6 anos na 3M do Brasil como higienista corporativa e suporte técnico para comercialização de equipamentos de proteção individual e equipamentos medição de agentes físicos 3M/Quest. Exerceu o cargo de higienista corporativa para América Latina na Dow Brasil, responsável pela implementação dos padrões globais de Higiene, interpretação de novas legislações, treinamentos do time de Higiene, por 6 anos e atualmente é EH&S delivey leader responsável pela integração da Dow Corning junto aos requisitos Dow.

EDUARDO GIAMPOALI

EDUARDO GIAMPOALI

Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica na área de Ruído e Vibrações, Higienista certificado pela ABHO. Pesquisador aposentado da Coordenação de Higiene do Trabalho da FUNDACENTRO, entidade na qual atuou no período de 1972 a 2012, desenvolvendo estudos e pesquisas na área de Higiene Ocupacional. Membro do Grupo Técnico do MTb que elaborou a redação da nova NR-9 que instituiu o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA. Autor ou coautor de várias publicações da área de higiene do trabalho, com destaque para as Normas técnicas NHO 01, NHO 06, NHO 09 e NHO 10, publicadas pela FUNDACENTRO.

RAFAEL P FERNANDES

RAFAEL P. FERNANDES

Engenheiro Químico formado pela Escola de Engenharia Mauá, Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade de São Paulo, Treinamento em Higiene Ocupacional pela Universidade de São Paulo e Gestão Empresarial Pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Desenvolvimento de Aplicação na Divisão de Segurança Pessoal da 3M do Brasil desde 2002. Membro do ABNT/CB-32 (Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção Individual) desde 2006, sendo secretário entre 2010 e 2015 e, Coordenador do Comitê desde 2015 até o presente momento.

ALICE PENNA DE AZEVEDO BERNARDI

ALICE PENNA DE AZEVEDO BERNARDI

Fonoaudióloga, especialista em Audiologia pelo CFFa. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi membro relator dos grupos de elaboração do Anexo 1 da NR-7 (Portaria 19) e Ordem de Serviço 608 do INSS (Norma Técnica para avaliação da Incapacidade por PAIRO) e Guia PCA da Fundacentro (em fase de publicação). Coordenadora e docente dos cursos de Pós-graduação em Audiologia do CEFAC Saúde e Educação. Consultora de diversas empresas para Implantação e Gestão do PCA.

MARIO LUIZ FANTAZZINI

MARIO LUIZ FANTAZZINI

Higienista Ocupacional com 41 anos de experiência, que introduziu o assunto na formação de higienistas no Brasil. Pioneiro nos programas do Itsemap (anos 1990) e nos programas do PECE/POLI/USP, desde 2002. Foi consultor de desenvolvimento de padrões de HO e Estratégia de amostragem em grandes empresas nacionais - São Paulo/SP.

Roberto Jaques

ROBERTO JAQUES

Vice-presidente de Educação e Formação Profissional da ABHO desde 2009 e Higienista Ocupacional Certificado desde 2008. Técnico de Segurança do Trabalho; Tecnólogo de Segurança do Trabalho com Ênfase em Prevenção de Riscos Ambientais / CEFET-RJ; Bacharel em Ciências Náuticas pela EFOMM-RJ; Especialização em Ergonomia / UFRJ e em Higiene Ocupacional / USP; Auditor Líder da Norma OHSAS 18001; Idealizador de quatro indicadores de desempenho para a Função HO; Higienista Ocupacional Corporativo da Petrobras por 11 anos, onde liderou a elaboração dos Padrões de HO da Companhia e a informatização dos cerca de 500 PPRAs da empresa, bem como a integração automatizada com os respectivos PCMSOs; Pertenceu ao quadro de docentes da Universidade Petrobras; é docente da disciplina HO nos cursos de Engenharia de Segurança da UNIVALI-SC e Veiga de Almeida-RJ; Requisitante do processo junto ao MTE/CBO para a criação das ocupações de Higienista Ocupacional e Técnico em Higiene Ocupacional; Comendador em SST no quesito Higienista Ocupacional.

MARCOS JORGE

MARCOS JORGE GAMA NUNES

Mestre em Saúde Ocupacional pela UFF, MBA em Gestão Ambiental pela FUNCEFET, MBA em Gestão Estratégia, Higienista Ocupacional Certificado –ABHO- HOC 064, Auditor de Saúde e Segurança do Trabalho, Especialista em eSocial na área de SST, Professor convidado da UERJ e Universidade Veiga de Almeida- RJ, Instrutor da ABPA-RJ, Palestrante convidado da Revista Proteção, Consultor de Higiene Ocupacional de uma Siderúrgica Global, Coordenador do GT de Higiene Ocupacional de grandes empresas do Rio de Janeiro e Representante Regional da ABHO no Rio de Janeiro. Experiência de 25 anos na área de SST em empresas de grande porte. Atua em consultoria, auditoria e treinamentos na área de SST.